top of page
Buscar
Foto do escritorTomás Pereira

Convicções - Um grito para o inconsciente / Convictions - The shout to the unconscious


PORTUGUÊS

Impossível não se lembrar da Semi Final da Liga dos Campeões 2018/2019 e da fantástica 2ª Mão do Liverpool FC, que, após perder 3-0 em Camp Nou em que todos pensaríamos que a eliminatória estava decidida e que seriam eliminados, conseguiram ganhar 4-0 em Anfield e apurarem-se para a Final, frente ao poderoso FC Barcelona. Sem dúvida que, para que isso tivesse acontecido, os jogadores do Liverpool FC têm que ter uma força mental e um equilíbrio emocional incrível e, isso, com certeza, em grande parte é também fruto do trabalho do seu treinador.


Mas vamos tentar puxar o filme para trás e tentar recriar o cenário após o final da 1ª Mão (3-0 para o FC Barcelona) e antes do início da 2ª Mão (4-0 para o Liverpool FC no final).



CENÁRIO APÓS A 1ª MÃO (FC BARCELONA 3 - 0 LIVERPOOL FC) Após o jogo da 1ª Mão (vitória do FC Barcelona por 3-0) o sentimento e confiança dos jogadores foi elevadíssimo, arrisco-me a dizer em excesso.


É natural, é do Ser Humano! Ganhámos 3-0 na 1ª mão, o natural é sentirmo-nos com excesso de confiança.


E a "pintura começa a ficar borrada" aí! Parece-nos que a 2ª mão não começou a ser preparada nesse preciso momento, quando deveria ter sido, pela forma como o FC Barcelona abordou o esse jogo, pela reacção dos jogadores aos golos sofridos e os sinais de impotência dos mesmos.



CENÁRIO ANTES DO INÍCIO DO JOGO E TRABALHO NAS SEMANAS QUE ANTECEDERAM A 2ª MÃO (LIVERPOOL FC 4 - 0 FC BARCELONA) Pepijn Lijnders, treinador adjunto do Liverpool FC, dizia há alguns dias numa entrevista que "A principal ferramenta do treinador é o exercício. É através dele que poderemos conseguir expressar as nossas ideias para a nossa equipa. Como tal, é fundamental que todos os exercícios sejam concebidos para que a nossa ideia esteja presente em todos os momentos, devendo ter especial atenção às condicionantes criadas, de forma a que estas não provoquem comportamentos e acções que não são as que pretendemos no nosso jogo." Não podíamos estar mais de acordo e não temos quaisquer dúvidas que foi nessa base que o Liverpool FC se preparou para essa 2ª Mão, mas será que o FC Barcelona também seguiu a mesma linha? Por alguns vídeos que surgiram no YouTube (e que continuam disponíveis) e, pelas reacções dos jogadores durante os dias de treino, os exercícios foram concebidos e realizados com as mesmas regras e os mesmos índices de sucesso que nas semanas anteriores. Ou seja, o processo de Transformação das Convicções dos atletas não foi realizado ao nível dos exercícios de treino.


Durante o jogo foi claro que os jogadores do FC Barcelona não estavam preparados para o cenário e os contornos que o jogo levaram. Ou melhor, estavam preparados CONSCIENTEMENTE, porque todos sabiam o que tinham que fazer, mal seria se não tivessem, tendo em conta que o clube tem dos melhores executantes a nível mundial! O problema é que o jogo expôs os jogadores a uma pressão e ansiedade elevadas, algo que era expectável tendo em conta a necessidade do Liverpool em marcar pelo menos 4 golos e não sofrer nenhum para seguir em frente. E é nestas situações que vem ao de cima o nosso instinto de sobrevivência, despertando o Sistema Límbico, que nos faz entrar em acção e decidir em prol do que será melhor para a nossa sobrevivência, de acordo com as nossas memórias e emoções, que não foram, claramente as acções trabalhadas em treino. É claro que o Sistema Límbico não foi estimulado em treino, daí que as acções realizadas tenham sido as que CADA UM, INDIVIDUALMENTE, tinham na sua memória e que lhes garantia a sua sobrevivência em situações anteriores (aliviar para não sofrer um golo, fazer um passe seguro para não perder a bola...). Ora, quando uma equipa entra nesta espiral, em vez de vermos uma equipa, passamos a ver um conjunto de individualidades (de muita qualidade!) a tentar resolver o jogo, e o resultado foi o que reza a história, 4-0 para o Liverpool FC. A consistência acontece quando ambos (consciente e límbico) são estimulados, tornando em INCONSCIENTE (emoções e consequentemente memórias). Com isto, as perdas foram enormes! Para além do resultado (pesadíssimo), as perdas financeiras foram bastante significativas, bem como a perda de um grupo de trabalho!

Mas então perguntam vocês...O que deveria ter sido feito? Como deveria ter sido a abordagem do treinador do FC Barcelona, tanto em termos de comunicação, liderança e em treino? Não se preocupem, essa é uma pergunta que Valverde se deve continuar a perguntar a si mesmo, todos os dias, mas que nós, na vontade que ele perca um bocadinho do seu tempo para ler este nosso cantinho de reflexão, vamos tentar clarificar.

IDEIAS-CHAVE

DEPOIS DO JOGO DA 1ª MÃO - O treinador, como antecipador de cenários (gera confiança nos atletas), deveria ter feito o trabalho de casa e antecipado a possibilidade de ganhar o 1º jogo, preparando o discurso no final do jogo - Dessa forma, existiram vários jogos que o Liverpool FC virou o jogo ao intervalo, sendo que poderia pegar por aí para, imediatamente, "trancar" a sua equipa na emoção que pretendia, mostrando que eles são capazes de virar a eliminatória, baixando imediatamente o excesso de confiança (natural) e projectando as próximas semanas de trabalho DURANTE A PREPARAÇÃO DO JOGO DA 2ª MÃO

- A primeira tarefa a ser realizada era a de perceber quais eram as convicções dos jogadores, ou seja, o que é que estes pensavam para esse jogo (e não o que queriam pensar), bem como o que pensavam os restantes elementos do Staff e Direcção para perceber qual a TRANSFORMAÇÃO que teria que ocorrer

- Perante um possível Excesso de Confiança, o ESTILO DE LIDERANÇA a adoptar por parte do treinador deveria ter sido de DESAFIO, sendo que relativamente ao treino deveria ser o de realizar exercícios que gerassem INSUCESSO pelo RESULTADO


- Quanto à semana de treinos, de acordo com as convicções que os atletas mencionassem, deveriam ter sido aplicados exercícios que mostrassem resultados opostos do que eles sentiam, de forma que estes, CONSCIENTEMENTE, vivessem os problemas e as dificuldades, recolocando a sua CONFIANÇA num estado óptimo de forma a estarem preparados para o jogo - Deveria igualmente ter sido adoptadas estratégias para, caso sofressem um golo, pudessem libertar imediatamente o foco desse acontecimento e se focassem no seu processo, técnicas essas chamadas de CTA ("Call to Action"), como por exemplo, após sofrer um golo, tinham que ser a 1ª equipa a sofrer uma falta, ou a ter um remate à baliza... - Um dos INTERRUPTORES MENTAIS da Comunicação que poderia e deveria ter sido utilizado era o MULTI CANAL, ou seja, poderia ter sido convocada uma reunião com todos os elementos do Staff, Direcção e funcionários que contactam com os jogadores, passando a mensagem que se pretendia para que os jogadores estivessem constantemente a ouvir o que o treinador pretendia para tornar eficaz a transmissão da mensagem. NO FUTEBOL NÃO HÁ FÓRMULAS MÁGICAS, MAS ERA GARANTIDO QUE OS JOGADORES DO FC BARCELONA ESTARIAM MELHOR PREPARADOS PARA O JOGO QUE LHES TIROU MILHÕES DE EUROS E A POSSIBILIDADE DE GANHAR UMA LIGA DOS CAMPEÕES. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ENGLISH


Impossible to don't remember UEFA Champions League Semi Final in 2018/2019 and the fantastic 2nd leg match from Liverpool FC, that after loosing 3-0 at Camp Nou, where everybody thought FC Barcelona was through to the Final, they made it, beating Barça 4-0 at Anfield and get through to the Final.


No doubts that Liverpool FC players need to have an huge mental strength and emotional balance to achieve that, and we are sure that most of it, it's because of the fantastic job of their coach.

Let's try to take the movie a bit backwards and try to recreate the scenario after the end of the 1st leg (3-0 to FC Barcelona) and before the beginning of the 2nd leg (4-0 to Liverpool FC in the end).



SCENARIO AFTER THE 1ST LEG (FC BARCELONA 3 - 0 LIVERPOOL FC) After the 1st leg match (victory of FC Barcelona, 3-0), the feeling and the confidence of their players was huge, I dare to say that they were overconfident.


It's natural, it's from the Human Kind! We won 3-0 in the 1st leg so the natural is to feel overconfident.


And the "blurred painting" started there! We believe the 2nd leg match didn't start to be prepared in that moment, when it should have been, by the way FC Barcelona approached that match, by the reaction of the players when they conceded the goals and the signals of impotence they showed.




SCENARIO BEFORE THE BEGGINING OF THE MATCH AND THE WORK IN THE PREVIOUS WEEKS BEFORE THE 2ND LEG (LIVERPOOL FC 4 - 0 FC BARCELONA) Pepijn Lijnders, Assistant Coach of Liverpool FC, said some days ago in a interview that" The main tool of a coach is the exercise. It's with it that we can express our ideas to our team. According to that, it's essential that all the exercises are created to make sure that our idea is in all of the moments, taking special attention to the rules defined, to make sure that it doesn't provoke behaviors and actions that are not the ones we want in the match." We couldn't agree more with this idea and we don't have any doubt that Liverpool FC prepared himself for the 2nd leg in that way, but had FC Barcelona followed the same line of thought? For some videos that came up in YouTube (and that are still available) and, for the players reactions during the trainings, the exercises were created and done with the same rules and the same success parameters that the ones from the previous weeks. In other words, the players Convictions Transformation Process was not done at the level of the training exercises.


During the match was clear that FC Barcelona players were not prepared for the scenario contours the match took them. Or better, they were prepared CONSCIOUSLY, because all knew what they had to do, it would be bad if they didn't since they have many of the best players in the world! The problem is that the match exposed the players to an high pressure and anxiety, something that was expectable according to the fact that Liverpool needed to score 4 goals and not conceding any goal to go through. And it's in those situations our survival instinct comes up, awaking the Limbic System, that make us to take action and decide according to what is best for our survival, according to our memories and emotions, that weren't clearly worked in the training sessions.


Clearly the Limbic System wasn't stimulated in the training sessions, so the actions we could see in the match were done by EACH ONE, INDIVIDUALLY, had in their memories and that guaranteed their survival in previous moments (clear the ball to don't concede a goal, make a safe pass to don't loose the ball...). So, when a team joins that spiral, instead of be able to see a team, we start to see a group of individuals (with a lot of quality!), trying to solve the match by their own, and the result was the one the story tells, 4-0 to Liverpool FC.


The consistency shows up when both (Conscious and limbic system) are stimulated, turned into UNCONSCIOUS (Emotions and consequently Memories). With this situation, the losses were huge! Other than the result that was extremelly heavy, the club lost a lot of money, and a group!



But then you ask us...What could have been done? How could have been the approach from FC Barcelona's coach, in communication and leadership terms, but also in the training?


Don't be worried, that is a question that Valverde asks himself thousands of times a day, but we, with the wish to have him here with us, taking some minutes of his precious time to read our corner of reflection, we will try to clarify.


KEY IDEAS

AFTER THE 1ST LEG MATCH - The coach, with the scenarios anticipation role (generates confidence in the players), should have done the homework, and anticipating the possibility to win the 1st match, preparing the speech after it


- According to that, there were many matches that Liverpool FC "turned" a match they were loosing at the half time and he could have started there to, immediately, "lock" the team in the emotion we wanted, showing that Liverpool FC is able to turn the matches, taking down immediately the overconfidence feeling (natural) and projecting the next training weeks



DURING THE PREPARATION TO THE 2ND LEG MATCH

- The first task he could have done was to understand which were their players convictions, what they thought for that match (and not what they wanted to think), the same as to understand what were the coaching staff and the board's thoughts about it to understand the TRANSFORMATION he needed to make


- With a possible Overconfident state, the LEADERSHIP STYLE he should have adopted would be the CHALLENGE, and related to the training, would be to prepared exercises that generated FAILURE by the RESULT.


- The trainings week, according to the players convictions they mentioned, should have been applied in the exercises to get opposite results to what they felt for the match, to make sure that they, CONSCIOUSLY, would like the problems and the difficulties, rebalancing the CONFIDENCE into a optimal status in order to be ready to the match


- It could have been also used some mental strategies in order to, if they conceded a goal, they could release as fast as possible the focus in that situation and focused themselves in their game process. The name of one possible technique is CTA ("Call to Action"), and, for example, if you concede a goal, we need to be the 1st team to suffer a foul, or to have a shot to the goal... - One Communication Mental Trigger that could have been and it should have been used was the MULTI CHANNEL, were the coach could have booked a meeting with the Staff, the Board and the Club Employers that had contact with the players, spreading the message the coach wanted so the players could be constantly hearing what the coach wanted to make the message transmission efficient. IN FOOTBALL THERE'S NO MAGIC FORMULAS, BUT IT WOULD BE GUARANTEED THAT FC BARCELONA PLAYERS WOULD BE MUCH MORE PREPARED TO THE MATCH THAT TOOK AWAY FROM THEM MANY MILLIONS AND THE POSSIBILITY TO WIN A CHAMPIONS LEAGUE.

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page