PORTUGUÊS
Muito se fala de Scouting de jogadores e, cada vez mais, da importância do Departamento de Recrutamento para o desenvolvimento, gestão e sucesso de um clube.
Mas o que é isto do Scouting de Jogadores? Para o que devo olhar? Existe alguma fórmula para prever o sucesso de um atleta? Talento, como posso identificar?
Estas são todas perguntas muito interessantes, mas antes de lá chegarmos, pensamos que seja importante fazermos o enquadramento do tema, que muitas perguntas nos irá gerar! A semana passada fui convidado para dar uma Formação Online sobre Scouting, para o Tottenham Hotspur FC, que gostaria de partilhar convosco.
E a 1ª Pergunta é a seguinte:
Em que equipa de topo jogariam estes dois craques, nos dias de hoje?
Analisando as equipas da UEFA Champions League, nas equipas que já estão apuradas para os Quartos de Final e as que ainda falta disputar a 2ª mão dos Oitavos de Final...atendendo ao tipo de jogadores que as equipas têm na sua posição, das equipas elencadas, só jogariam no Atlético de Madrid e possivelmente no Chelsea.
Se nos reportássemos há alguns anos atrás, quando jogavam, quem não queria ter o Mekelelé ou o Essien? Todas as equipas do mundo os queriam! Então mas é a razão? A razão tem um nome, a Evolução do Futebol.
Há alguns anos, o jogador fisicamente forte, robusto, que não perdesse um duelo era o perfil para a posição de Médio Defensivo, porém, hoje em dia, isso por si só não é suficiente. A Evolução do Futebol e o tipo de Futebol que é praticado por muitas equipas, fez com que os perfis de jogadores a contratar também mudassem. Um extremo, como se via muito há alguns anos, que jogava "colado" à linha e os seus desequilíbrios eram feitos sempre perto da linha lateral, teria grandes dificuldades para se afirmar hoje em dia. É fundamental que essa evolução seja contemplada quando vamos procurar um jogador e para isso é essencial que nos façamos, a nós próprios, 3 questões mágicas:
Olhemos para o Scouting como a estrutura do meu Modelo de Jogo, organizado em Princípios, Sub-Princípios e Sub-Sub-Princípios. A primeira questão é (Princípios): De que forma é que quero (ou o meu clube quer) jogar?
Mas qual é a relevância que isso tem? A relevância é enorme! Se o meu clube pretende jogar um Futebol directo, com certeza, o espaço entre a minha linha defensiva e a minha linha atacante será enorme então, o perfil de Médios Centro que procuro (Box-to-Box), deverá ser diferente de um clube que pretende jogar de forma apoiada, a chegar à frente com toda a equipa junta, mas com pouco espaço para jogar entre linhas (Médios Centro mais fortes e rápidos ao nível da velocidade de decisão visto terem pouco espaço para pensar). Tal como, deverá ser diferente o perfil de um Defesa Central de uma equipa que defenda em baixo grande parte do tempo, onde tem que parar cruzamentos com grande frequência, sendo a altura dos Defesas Centrais um elemento fulcral, ao contrário de uma equipa que tente, grande parte do tempo, pressionar alto, visto que o espaço atrás da linha defensiva é enorme e, se calhar, a altura já não será ponto essencial, mas sim a aceleração e velocidade. Depois, a segunda pergunta que nos devemos fazer é a seguinte (Sub-Princípios): De acordo com essa forma de jogar que o meu clube procura, quais vão ser os problemas / necessidades que vamos sentir?
Mais uma vez, qual é a importância disso quando vou ver um jogador? A resposta foi dada na pergunta anterior, clubes diferentes com formas de jogar dispares, procuram perfis de jogadores diferentes para resolver os problemas que o seu jogo lhes vai criar.
Por fim, a terceira pergunta é o que faz com que o meu Modelo seja operacionalizado, por posição (Sub-Sub-Princípios): Que jogadores devo procurar para desenvolver a minha ideia de jogo?
Aqui vamos estabelecer perfis de jogadores, nas várias posições, para que possamos efectivamente, operacionalizar a nossa forma de jogar.
Para estabelecer o tipo de perfil que procuramos em cada posição, deveremos pensar posição a posição. Se quero jogar com bloco baixo grande parte do jogo, o que procuro eu num Guarda-Redes? O que é que vai acontecer em grande parte do jogo? O que é que ele tem que ter para nos resolver esses problemas que o jogo nos vai criar? E os Extremos? Por dentro ou por fora? Ou um por dentro e outro mais por fora? Rápidos e explosivos no 1x1, ou confortáveis a jogar entre linhas para ligar? Jogo com Extremos? Tantas perguntas que nos passam pela cabeça...
Também me perguntei sobre tudo isso e estes seriam os meus perfis ideais:
Mas este gajo é maluco, não colocava o Ronaldo na equipa ideal? O William Carvalho? É completamente louco! Volto a afirmar, estes seriam os perfis ideais (e não os jogadores) que procuro por posição, para desenvolver uma ideia de jogo, a minha ideia.
Este é um exercício que podemos pedir a todos os nossos leitores, que temos a certeza que todas as respostas serão diferentes, e é isso que é apaixonante no Futebol, a capacidade de termos tantas opiniões, gostos e interpretações diferentes sobre o mesmo jogo.
Mas então explica-te lá! Porque é que procuras este tipo de perfil para cada posição?
Estava a ver que não paravam de me "bater" com o facto de não colocar o Ronaldo nos meus perfis ideais...
Bom, primeiro que tudo, vamos atrás às perguntas mágicas!
Primeira Questão (Princípios): De que forma é que quero (ou o meu clube quer) jogar? Pretendo ter uma equipa que assuma o jogo, confortável com bola para sair a jogar desde trás com o Guarda-Redes, chegando toda junta ao meio campo ofensivo para estar pronta para recuperar a bola imediatamente aquando da perda. Sem bola, queremos ser pressionantes, o mais alto possível, de forma a criar instabilidade e frustração no adversário pelo facto de não conseguir jogar como pretende.
Muito bem! Então e o que é que procuras num jogador quando os vais ver?
Estás a saltar uma pergunta essencial!
Segunda Questão (Sub-Princípios): De acordo com essa forma de jogar que o meu clube procura, quais vão ser os problemas / necessidades que vamos sentir? Ora, tendo em conta que vamos querer jogar assumir o jogo, confortáveis mesmo sob pressão, precisamos de jogadores no meio com uma qualidade acima da média ao nível da velocidade de tomada de decisão e de um Guarda-Redes e Centrais com qualidade na saída de trás, sob pressão. Depois, o facto de querermos ganhar a bola o mais rapidamente possível, faz-nos procurar atletas muito competentes na reacção à perda da bola. Querendo pressionar alto quando não temos a bola, faz com que se crie um espaço muito grande nas costas da linha defensiva, o que faz com que os nossos Centrais tenham que ser rápidos, bem como o Guarda-Redes corajoso para jogar adiantado e antecipar os lances de possíveis bolas nas costas de forma a interceptar. Recuperando a bola no meio campo adversário, significa que teremos pouco espaço para decidir e, dessa forma, precisamos de jogadores muito velozes e com uma capacidade de decisão acima da média para que consigam criar situações de finalização através de situações combinativas ou de 1x1 de forma a criar espaço para ser explorado.
Agora sim, vamos então à 3ª questão!
Terceira Questão (Sub-Sub-Princípios): Que jogadores devo procurar para desenvolver a minha ideia de jogo? Tendo em conta a forma como pretendemos jogar e os problemas / Necessidades que vamos encontrar, esta estes é a descrição dos perfis de jogadores, por posição, que procuro.
Espera lá! Então mas qual é a diferença entre o Messi e o Salah? Não são iguais?
Não são mesmo...O Salah sente-se mais confortável jogando mais por fora, vindo de fora para dentro, explorando maioritariamente o espaço atrás da linha defensiva, o Messi sente-se mais confortável a jogar por dentro, a tocar rápido entre-linhas e a aparecer em velocidade frente a frente com os defesas.
E então vocês perguntam, mas como é que tu vais para um jogo e consegues olhar para tantas coisas, e perceber se os jogadores têm isso tudo que procuras?
Pois é, eu também não consigo! Daí que seja necessário criarmos Indicadores de Observação para que a nossa tarefa seja facilitada e para percebermos, rapidamente, se aquele jogador tem TALENTO e se as suas características se adaptam ao perfil de jogador que procuramos.
Estes são os nossos Indicadores de Observação, indicadores que rapidamente nos fazem identificar se o jogador que estamos a ver tem a qualidade e o perfil que procuramos para as diferentes posições. Interessante hein?
E você, já fez este exercício de construção do tipo de jogadores que fariam parte do seu 11 de perfis ideais? Mãos à obra!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ENGLISH
Many people talk about Player's Scouting and, more than ever, we understand the importance of a Recruitment Department for the development, management and success of a club.
But what is this Player's Scouting? What should I look for? Is there any formula to predict the success of a player? Talent, how can I identify it?
Those are all very interesting questions, but before we try to answer them for you, we think that is important to look at the theme framework, that will generate many questions to ourselves!
Last week, I was invited to teach in a Webinar about Scouting, to Tottenham Hotspur FC, and I would like to share it with you.
And this is the 1st Question:
In which top team would these stars play, nowadays?
Analyzing the UEFA Champions League, the team that are already through to the Quarter-Finals and the ones that still miss the 2nd leg match to go through...looking to the type of players they have in their position, from the teams above, they would just play in Atletico Madrid and, possibly in Chelsea.
If look at some years ago, when they played, which was the team that didn't want to have Makelelé or Essien? All the teams in the world wanted them! But what is the reason of that? The reason of that has a name, Football Evolution.
Some years ago, the physical strong player, that wouldn't loose a defensive duel was the perfect profile for the Defensive Midfielder position, but, nowadays, that is not enough. The Football Evolution and the type of Football that is used by many teams, changed the type of player's profile to sign as well. A Winger that played "glued to the line" that tried always to unbalance the direct opponent close to the side line, would have several difficulties nowadays to reach a top level.
It's essential that we take into consideration that evolution when we are looking for a player and, for that, it's very important for us to ask ourselves 3 magical questions:
Let's look at the Scouting as the structure of our Game Model, organized by Principles, Sub-Principles and Sub-Sub-Principles. The first question is (Principles): In which way do I want (or my club wants) to play? But what is the relevance of that question? The relevance is huge! If my club wants to play a direct Football, for sure, the space between the defensive line and the attacking line will be huge, so the profile of my Center-Midfielders (Box-to-Box), should be different than the profile of a club that wants to play a support game, to arrive into the attacking half of the field with all the team together, but that will have few space to play between lines (21 players inside an half of the field), they need a different profile of Center Midfielders (strong and quick in terms of the speed of their decisions because they have short time to think). The same as, it should be a different profile of a Centerback of a team that wants to defend low most of the time, where the need to stop crossings very often, being the high of the Centerbacks a very important morphology factor, the opposite of a team that tries to press high, most of the time, because the space behind the defensive line is very big and, maybe, the hight won't be an essential factor, the acceleration and speed has more relevance.
Then, the second question we should make to ourselves is this (Sub-Principles): According to the way of play my club is looking for, which will be the problems / needs we are going to face?
Once again, what is the importance of that when I'm going to watch a player? The answer was given in the previous question, different clubs with different ways of playing, look for different kind of players to solve the problems their game is going to give them.
Lastly, the third question is what makes my Model to be operationalized, by position (Sub-Sub-Principles): Which kind of players should I look for to develop my game idea?
Here we are going to define profiles of players, in the different positions, so we can be able to operationalize our way to play, effectively.
To define the type of profile we are looking for the different positions, we should think position by position. If I want to play defending low in the field most of the time, what do I look for in a Goalkeeper? What is going to happen most of the time during the match? What does he have to have to solve those problems the game is going to create? And the Wingers? Playing outside or inside? Or one inside and the other outside? Fast and explosive in the 1x1, or comfortable playing between lines to link or game? Do I play with Wingers? So many questions in our heads...
I've also asked myself about all of that and these would be my ideal profiles:
This guy is crazy, he would take Ronaldo in his ideal team? William Carvalho? For god sake! Let's affirm it again, these would be the ideal profiles (and not the players) that I'm looking for for each position, to develop a game idea, my game idea.
This is an exercise we can ask to all of our followers, that we are sure that all the answers will be different, and that's the lovely part of Football, the skills we have to have so many different opinions, likes and interpretations about the same game.
But explain yourself, then! Why do you look for that type of profile for each position?
Thank you! I was wondering when would you stop "hitting me" with the fact that I wouldn't take Ronaldo in my ideal profiles...
Well, first of all, let's go to the magical questions!
First Question (Principles): In which way do I want (does my club want) the team to play? I want to have a team that assumes the game, comfortable with the ball to start from behind by the Goalkeeper, arriving to the Offensive half of the field all together to be ready to press immediately once we loose the ball. Without ball, we want to press in a very aggressive way, as high as possible, to unstable the opponent and generate frustration on them, because they won't be able to play as they want.
Very well! So what are you looking for in a player when you look at them?
You are missing an essential question!
Second Question (Sub-Principles): According to that way to play, which will be the problems / needs you are going to face? So, since we want to assume the game, comfortable even under pressure, we need players in the middle with an huge quality in terms of the speed of their decisions, and a Goalkeeper and Centerbacks with quality to start from behind under pressure. Then, the fact that we want to get the ball as fast as possible, make us to look for players that are very strong in terms of the reaction when we loose it. We want to press as much as we can, as high as possible, and that will create a big space behind the defensive line, so we need our Centerbacks to be fast, the same as our Goalkeeper to be courageous to play high in the field and anticipate the situations of a possible ball behind the defensive line to intercept it. Getting the ball back in the opponent half, means we will have few space to decide and, according to that, we need very fast players with a very quick decision making skills to be able to create shooting situations through combinations or 1x1 situations to create space to be explored.
Now yes, let's go to the 3rd Question!
Third Question (Sub-Sub-Principles): Which kind of players should I look for to develop my game idea? According to the way we want to play and the problems / needs we are going to face, these are player's profiles description I look for, by position.
Hold on! But what is the difference between Messi and Salah? Are they not the same type of player?
They aren't, at all...Salah feels more comfortable playing more outside, coming from outside to inside, exploring mainly the space behind the defensive line, Messi feels more comfortable playing inside, creating fast combinations between lines, to show up with speed, face to face with the defenders.
And then you ask, but how do you go to a match and you manage to look to so many things, and understand if the players have all of that you are looking for?
That's it, I'm also not able to do that! That's why it's very important to create Observation Indicators of Talent, to make our task easier and to understand, quickly, if that player has TALENT and if his characteristics are adapted to the profile we look for.
These are our Observation Indicators of Talent, indicators that quickly show us if the play that we are watching has the quality and profile we are looking for the different positions.
Interesting, hein?
And you, have you done this exercise of building the type of players that would be in your first 11 of ideal profiles? Get to work!
Comments